O valor arrecadado será doado a um projeto de reflorestação da FSC - Forest Stwerdaship Council, numa zona de baldios no Concelho de Montalegre, e a um projeto de sensibilização nas escolas para a proteção dos oceanos e de limpeza de praias em parceria com a Associação Oceanos Sem Plástico.
Além destes itens, e no âmbito da parceria entre o festival e a Liga Portugal, foram também assinadas bolas de futebol oficiais da próxima época por artistas e personalidades entre as quais David Carreira, HMB, UB40 e Duran Duran.
Em leilão estão, também, telas originais da autoria de artistas urbanos portugueses, que derivam dos murais criados por esses mesmos artistas para a Cidade do Rock, numa iniciativa conjunta entre o Rock in Rio, a ONU e a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. C’Marie e Egrito assinam algumas das peças, assim como Miudo, Jaqueline Arashida, 2CarryOn Studios, Effe, Mafalda MG e Los Pepes.
O leilão decorre até dia 10 de julho em community.esolidar.com/pt/b/fansforchange e as receitas arrecadadas neste leilão reverterão para dois projetos sociais de âmbito distinto – um projeto de reflorestação numa zona de baldios em Fafião e Pincães, no Concelho de Montalegre, em parceria com a FSC – Forest Stwerdaship Council; e um projeto em parceria com a Associação Oceanos Sem Plástico de sensibilização nas escolas para a proteção dos oceanos e de limpeza de praias.
Sobre o Rock in Rio Lisboa 2022
A 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa decorreu nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Passaram pelo Palco Mundo astros como Muse, Duran Duran, a-ha, Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Post Malone, Anitta, Jason Derulo, entre outros, assim como muitos outros nomes da música nacional e internacional no Galp Music Valley - Ney Matogrosso, IZAL, Miss Caffeina, António Zambujo, José Cid, Linda Martini, The Black Mamba, Bárbara Tinoco, Iza, Delfins, Moullinex & Xinobi, Mundo Segundo & Sam The Kid, Piruka, entre tantos outros. Esta edição contou, também, com uma Rock Your Street que abraçou a pluralidade e recebeu grandes nomes da World Music como Bombino, Jupiter&Okwess, Paulo Flores e Prodígio, Arooj Aftab, Omar Souleyman, Johnny Hooker, Titica, Idiotape, entre outros. Já o Palco Yorn iluminou os talentos dos bairros e recebeu nomes mais consagrados da cena urbana como 9Miller, Malabá, Eva RapDiva, Phoenix RDC, Ary Rafeiro, GORGnation e nomes emergentes como Danny the Dawg, G Fema, entre outros. Na Cidade do Rock também se visitou o Continente Chef’s Garden com propostas gastronómicas de renomados chefs portugueses como Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral. Neste espaço existia, também, um palco onde se juntou a Gastronomia ao Entretenimento, recebendo momentos musicais e momentos de food & entertainment com curadoria do estrela Michelin Ljubomir Stanisic. Nesta edição os festivaleiros ainda puderam visitar uma nova Game Square com vários conteúdos do universo do gaming, assistir às apresentações dos maiores nomes do digital no Super Bock Digital Stage (um palco interativo onde não faltaram TikTokers, Podcasts e todos os mais recentes fenómenos das social medias como Toy, Gilmário, Terapia de Casal, Os Primos, Pierre Fago, Team BRK, entre outros), novos formatos de entretenimento no ESC Online Sports Bar, uma nova Roda Gigante PiscaPisca e o regresso do 7Up Slide.
Com o objetivo de reforçar o seu compromisso para com o Mundo Melhor, o Rock in Rio lançou um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e económico. Alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, estas metas começaram já a ser concretizadas nesta edição e propõem-se, ao longo dos próximos anos, a formar100 mil pessoas, ser 0% de resíduos em aterro em todas as edições do festival, ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.
Site oficial do Rock in Rio Lisboa: www.rockinriolisboa.sapo.pt
Site oficial do Rock in Rio no Rio de Janeiro: https://rockinrio.com
Sala de Imprensa: www.imprensa.rockinriolisboa.sapo.pt