- De 3 a 6 de outubro, o Rock in Rio volta ao Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, para mais quatro dias de festival, e conta novamente com a presença de artistas portugueses.
- No primeiro fim de semana a Cidade do Rock recebeu 300 mil festivaleiros e os momentos mais emocionantes foram também assinalados pelos portugueses Blaya, que arrasou no Palco Sunset, e os quatro DJs no New Dance Order.
IMAGENS DA ACTUAÇÃO DA BLAYA E DO PALCO NEW DANCE ORDER (CRÉDITOS: IHateFlash)
É já hoje que arranca o segundo fim de semana de Rock in Rio no Rio de Janeiro. O Parque Olímpico volta a abrir as suas portas aos milhares de pessoas que irão “invadir” os 385.000 m2 da Cidade do Rock, que conta com 9 palcos e mais de 300 espetáculos. Aos headliners do Palco Mundo – Red Hot Chili Peppers, Iron Maiden, P!nk e Muse – juntam-se os portugueses Agir, Carolina Deslandes e Capitão Fausto no Palco Sunset, entre muitos outros artistas nos mais diversos palcos.
Depois do sucesso das Galp Music Valley Sessions, que decorreram em Lisboa no âmbito do anúncio do patrocínio da Galp ao Rock in Rio Lisboa, as duplas que se juntaram pela primeira vez no Capitólio sobem, agora, ao Palco Sunset (por onde passaram nomes como Seal e Jessie J no fim de semana passado) para mais encontros inéditos e concertos surpreendentes, perante uma plateia de milhares de pessoas.
No dia 3 de outubro, o Palco Sunset vai receber um verdadeiro furacão de talentos e vozes inigualáveis. Ao português Agir, juntam-se os consagrados rappers brasileiros Rael e Rico Sapiência, acompanhados pelo sucesso em ascensão Baco Exu do Blues, ao som da Nova Orquestra. Esta união de artistas promete contagiar os fãs com as letras dos seus reportórios entoadas em uníssono, dando destaque ao poder da música e das palavras no mundo do rap e do hip hop, com uma vibe contagiante.
Para encerrar a 20ª edição do festival (8ª no Brasil), no último dia a abertura do Palco Sunset está a cargo dos portugueses Capitão Fausto, que, este domingo, foram distinguidos com o Globo de Ouro de “Melhor Intérprete”, que se juntam aos Terno, uma das bandas mais relevantes da nova geração de músicos e compositores do Brasil, num momento que se prevê inesquecível. Segue-se a atuação de Carolina Deslandes, também vencedora de um Globo de Ouro (“Melhor Música” com a canção “A Vida Toda”), com Melim, um concerto em que sonoridades distintas se irão unir de uma forma única, sendo uma dupla que promete por a plateia do Parque Olímpico a cantar em uníssono, num cenário de arrepiar.
O primeiro fim de semana de Rock in Rio
Com todos os dias esgotados, no primeiro fim de semana de Rock in Rio o público assistiu a momentos brilhantes no Palco Mundo como o concerto de Drake, o rapper que fez a Cidade do Rock vibrar; os aclamados Foo Fighters, que deram mais um concerto estrondoso e altamente elogiado pela crítica; Goo Goo Dolls, que voltaram aos grandes sucessos dos anos 90; Bon Jovi, que surpreendeu a Cidade do Rock com um espetáculo de cerca de duas horas, ou a abertura apoteótica de Ivete Sangalo a tocar bateria numa plataforma elevatória, voltando a surpreender todos os festivaleiros ao cantar Anitta e clássicos do funk carioca, não deixando de entoar os seus grandes hits.
Já o Palco Sunset não foi diferente e, também aqui, foram vividos momentos arrepiantes. Exemplo disso foi a dupla Lellê e a portuguesa Blaya que não ficaram atrás da rainha da Bahia e puseram a Cidade do Rock a vibrar e a dançar do início ao fim do concerto. Depois do sucesso das Galp Music Valley Sessions em Lisboa, Blaya deixou uma energia bem portuguesa marcada nesta edição do festival. Este palco contou ainda com grandes nomes da música internacional como Seal e Jessie J, dois concertos arrebatadores. Também houve espaço para celebrar a música negra, com a primeira apresentação de “Chaims” de Aretha Franklin pelas vozes de Alcione e da diva pop Iza; um momento único proporcionado pela brilhante voz de Elza Soares que recebeu várias convidadas no seu espetáculo; os dos icónicos Whitesnake, entre muitas outras sonoridades e artistas que irão eternizar esta edição.
No novo palco da Cidade do Rock – New Dance Order – o dia 28 de setembro ficou marcado pela presença dos quatro DJs portugueses– Diego Miranda, Kura, Kamala e Van Breda - que, mesmo debaixo de chuva, criaram uma verdadeira pista de dança no recinto e surpreenderam os festivaleiros.
Nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, o Rock in Rio volta com 14 horas de entretenimento diárias (das 14h00 às 04h00) e 17 espaços de entretenimento, dos quais se destacam o Espaço Favela, a arena onde se apresenta o espetáculo Força Bruta, a arena NAVE – O Futuro É Agora com uma experiência sensorial única, a Rock Street Ásia e a Rota 85.
O Rock in Rio 2019 é já considerado o maior de todos os tempos, tendo gerado 30 mil empregos e um impacto económico superior a 400 milhões de dólares. São mais de 450 mil turistas, que representam 60% do público na Cidade do Rock. Esta edição conta com 300 horas de música e nove palcos, que implicam mais de 10 mil toneladas de equipamentos e 120 quilómetros de cabos de som, vídeo e força.
IMAGENS E VÍDEOS DO EVENTO AQUI (CRÉDITOS: IHateFlash).